Receptores

Tv via Satélite : A chuva atrapalha o sinal antena por satélite?

A chuva atrapalha o sinal da TV por satélite? Saiba como resolver

As chuvas de verão, mais intensas do que em outras épocas do ano, costumam trazer transtornos para os assinantes de TV via satélite. Afinal, não são raras as reclamações de interferências, congelamento de imagens e até mesmo interrupção total do serviço.

Chuva forte derruba o sinal?

Sim. Uma tempestade é capaz de interromper o serviço da sua TV, pois a transmissão via satélite utiliza frequências na mesma faixa das dos fornos micro-ondas, e que são absorvidas pela água. Sendo assim, quando chove pesado, a informação transmitida pelo satélite acaba absorvida pela água, enfraquecendo o sinal.

As emissoras amplificam o sinal enviado para os satélites, através de uma operação chamada de uplink (parecido com o upload de um arquivo). Existem várias estações que realizam essa operação espalhadas em diversos lugares e, quando ocorre chuva forte, elas operam com maior potência para compensar a perda de sinal.

O satélite recebe o sinal e, por meio de um decodificador, faz a transmissão em uma taxa de frequências diferente para nossas casas. Essa operação recebe o nome de downlink (uma analogia é realizar o download de um arquivo), e é aqui que ocorre a maior perda de sinal.

iste alguma solução?

X905 é a TV da Copa do Mundo (Foto: TechTudo/Fabricio Vitorino)

Interferências no sinal podem ser amenizadas, mas não evitadas (Foto: TechTudo/Fabricio Vitorino)

O que o usuário comum pode fazer para amenizar esse problema é adquirir um produto em forma de spray, chamado Dome Magic, que evita que a água se acumule na antena, diminuindo essa absorção em até certo grau. Outra opção, um pouco mais extrema, seria comprar uma antena maior, aumentando a captação de frequências e evitando perda de sinais. No entanto, durante uma tempestade, nem mesmo essas medidas conseguirão impedir interferências na sua TV, graças à intensa quantidade de chuva absorvendo as frequências transmitidas.

No caso de chuvas mais leves, em que mesmo assim o sinal falha, o ideal é fazer um ajuste da posição da antena em alguns graus para os lados ou verticalmente. Essa ação pode ser feita a partir das configurações acessíveis no controle remoto da TV, mas só deve ser realizada com conhecimento e suporte da empresa prestadora do serviço. Para garantir que tudo correrá bem, ligue para sua operadora de tv por assinatura.

Fonte : Techtudo

Mostrar mais

Artigos relacionados

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
error: O conteúdo está protegido !!

Adblock detectado

Desbloqueio seu ADBLOCK para acessar seu conteúdo!