Receptores

INSS: Nova modalidade para concessão do auxílio-doença e BPC.

Designed by @dpphototime / freepik

Em decorrência à pandemia, o INSS criou uma modalidade para a concessão do auxílio-doença e do BPC. No artigo de hoje vamos esclarecer um pouco mais sobre este assunto. Continue conosco e confira.

Perícia médica

No momento, de acordo com o Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário cerca de 598 mil solicitações estão na fila aguardando a perícia médica, atualmente o cidadão tem que aguardar o prazo de até 90 dias para a concessão do benefício.

Concessão do auxílio-doença

No ano passado, 2020, por decorrência da pandemia do coronavírus, foi autorizado a concessão de um adiantamento de R $1.045,00 , valor do salário mínimo ano passado, sendo necessário enviar apenas a documentação através dos canais remotos.

Já para este ano,2021, será permitida a concessão do valor integral, em casos que o segurado tenha direito a receber mais do que o mínimo.

INSS e Perícia Médica Federal

Até o momento não há uma previsão sobre a redução exata no tempo de espera, mas estima-se que a avaliação leve um tempo menor.

De acordo com a Secretaria de Previdência, o envio destas documentações tem o objetivo de agilizar a análise do benefício, fazendo com que o segurado não precise ir até uma agência, para a apresentação da documentação.

Designed by @freepik / freepik
Designed by @freepik / freepik

Benefício de Prestação Continuada

A concessão para este benefício, também poderá ser facilitada com a possibilidade de análise documental, de acordo com a previdência, no momento há 112 mil de pedidos para o benefício assistencial e do idoso e 37,9 mil do benefício de prestação continuada com deficiência.

O benefício de Prestação Continuada, precisa passar por perícia médica e também perícia social, o mesmo não tem como ser feito a distância.

Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário

De acordo com o IBDP, mesmo que a exclusão da perícia médica irá diminuir a fila, a atitude não será benéfica para os segurados com doenças crônicas.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Por Laís Oliveira

O post INSS: Nova modalidade para concessão do auxílio-doença e BPC. apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal .

Original Article

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
error: O conteúdo está protegido !!

Adblock detectado

Desbloqueio seu ADBLOCK para acessar seu conteúdo!